A Associação Cultural Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto foi escolhida em 2010 como Ponto de Cultura em Ribeirão Preto, através do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.
O Programa Cultura Viva foi instituído em 2004 e tem como meta a "consolidação dos Pontos de Cultura em uma rede orgânica constituindo-se em um espaço de sustentabilidade que permita a formação de um panorama amplo, democrático e constantemente atualizado da cultura brasileira a todos os interessados".
Os resultados alcançados pelo Projeto Kabuki que visa a formação e capacitação de jovens em música, dança e teatro, em desenvolvimento no Centro Cultural Campos Elíseos e em parceria da ACQUARP com a Secretaria Municipal de Cultura, foi o que qualificou a entidade a ter seu reconhecimento junto ao Ministério da Cultura como Ponto de Cultura.
Em 2010, através de convênio da Secretaria Municipal de Cultura e Ministério da Cultura, Ribeirão Preto ganhou 10 Pontos de Cultura e um Pontão, escolhidos mediante processo seletivo com participação de inúmeras entidades culturais de Ribeirão Preto.
A comissão de avaliação formada por membros do Ministério da Cultura – MINC, da Comissão Estadual de Pontos de Cultura, Secretaria Municipal da Cultura e Conselho Municipal da Cultura, outorgou à ACQUARP o direito de se constituir em um Ponto de Cultura baseado na análise de seu histórico de 15 anos e na importância dos projetos que a entidade desenvolveu e vem desenvolvendo em Ribeirão Preto.
Através do Ponto de Cultura o Projeto Kabuki saltou de 500 para 700 alunos, somente no Centro Cultural Campos Elíseos onde recebe crianças e jovens de 8 meses à 21 anos.
Oferecendo cursos de capacitação nas áreas de música, dança e teatro o Projeto Kabuki conta com 23 arte/educadores e oferece cursos de violino, viola de concerto, violoncelo, contrabaixo, violão, cavaquinho, bandolim, viola-caipira, piano, flauta, musicalização e percussão além de teatro, ballet clássico, contemporâneo, jazz, danças populares, sapateado e dança de rua.
O comprometimento e a dedicação do corpo docente do Projeto Kabuki se fazem visíveis no salto qualitativo que promoveu seu reconhecimento público mediante o destaque de seus alunos nas apresentações realizadas em cidades da região bem como nas participações em festivais e encontros nacionais e internacionais.